Novo Bispo de Jequié celebra pela primeira vez em Vitória da Conquista

Por Érica Trindade

 

Numa celebração cheia de saudosismo, Dom Frei José Ruy Gonçalves Lopes, da Ordem dos Capuchinhos, recém-nomeado bispo da Diocese de Jequié (BA), rezou uma missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa (Seminário dos Capuchinhos), em Vitória da Conquista, na tarde dessa terça-feira (11).

 

 

Amigos, ex-professores, padres e seminaristas além da comunidade local estiveram presentes, em homenagem ao novo bispo. Dom Frei Ruy iniciou a vida religiosa em Vitória da Conquista, aos 17 anos , inicialmente para fazer o seminário em preparação para vida franciscana Capuchinhos e simultaneamente estudou no Colégio Paulo IV.

O novo bispo falou da gratificação e da alegria em voltar “as origens”. “ É sempre bom voltar onde tudo começou , é bom renovar a consciência do chamado de Deus . Foi exatamente aqui que comecei a vida consagrada no Seminário Nossa Senhora de Fátima”. Relembrou o Dom Frei José . Dom Frei ressaltou a formação no Colégio Paulo IV, para ele foi de suma importância a preparação, que o levou a passar no vestibular do Universidade Católica de Salvador.

Para o atual diretor do Colégio Paulo IV , Frei Orlando Santos Oliveira, além da honra de ter mais um bispo da ordem dos Capuchinhos é um reconhecimento por parte da Igreja aos trabalhos da congregação . “Quando a Igreja escolhe um novo bispo olham muitos pré- requisitos, a formação . Para nós é uma honra , uma alegria ter alguém que começou aqui”.
Juntamente com o Bispo, mais de 6 padres , diáconos e seminaristas ajudaram na celebração. As preces ficaram por conta da 3 Ordem do Leigos Franciscana, Joana Creusa, formadora da ordem fez os pedidos e incluiu a nova fase de Dom Frei José Ruy. “ Concede-lhe sabedoria e coragem na missão episcopal”. Afirma a formadora.

Em 4 agosto deste ano, Dom Frei Ruy , foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI, e assumirá a diocese de Jequié(BA). A posse canônica acontecerá no próximo dia 13 de outubro, na Catedral de Santo Antônio. O novo bispo aproveitou a oportunidade e fez o convite a todos presentes, aos professores do Colégio Paulo IV, aos alunos, funcionários, para que compareçam para sua posse. “Gostaria que fosse um comitiva daqui da cidade, pra mim seria uma alegria. Meu coração já está sonhando planejando o novo desafio com lema “ Conhece e amar””. Finaliza Dom frei José Ruy.

A História

Padre José Ruy Gonçalves Lopes nasceu no dia 6 de agosto de 1967 em Feira de Santana (BA). Fez votos religiosos na Ordem dos Frades Capuchinhos em 1988 e foi ordenado sacerdote no dia 5 de dezembro de 1993, também em Feira de Santana.

Estudou teologia, filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Salvador e fez especialização em teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Arquidiocese de São Paulo.

Foi formador de noviços, tesoureiro, conselheiro provincial, ministro provincial, vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e membro da Equipe Internacional para a formação inicial da Ordem.

Na Arquidiocese de Feira de Santana foi vigário paroquial, administrador paroquial, reitor da Capelania e Membro do Conselho Presbiteral.

Atualmente era diretor da Faculdade de Santo Antônio, pároco e professor de Teologia Moral na Arquidiocese de Feira de Santana.

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree

Rádio KD!

Kadê TV


Assista a última edição do BA-TV/Por Rubenildo Metal


Editorias